domingo , 19 novembro 2017

Home » Artigos » Artigo: Apagões em Rondônia são inaceitáveis

Artigo: Apagões em Rondônia são inaceitáveis

23 setembro, 2015 - 6:05 Categoria: Artigos, Discursos Deixe um comentário A+ / A-
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Por Marcos Rogério

São inadmissíveis os constantes apagões no estado de Rondônia. O último, de domingo, foi o sexto num período de 40 dias. Mais inaceitável ainda quando esse apagão ocorre em um estado que, em tese, deveria ter energia de sobra.

Rondônia possui duas usinas – Jirau e Santo Antônio – que contribuem para o abastecimento de todo o País. Não consigo entender como um estado que gera energia sofre com um serviço tão deficitário. Não falo só sobre os apagões: o serviço prestado é ruim.

O Operador Nacional do Sistema (ONS) ainda não deu explicações sobre o ocorrido. Segundo o chefe da Casa Civil no estado, Emerson Castro, a ONS desliga a energia de Rondônia propositalmente quando a demanda de energia elétrica aumenta no Centro-Sul do País, o que considero extremamente preocupante, não só pelo apagão em si, mas porque, se comprovado, demonstra que uma região é privilegiada em detrimento de outras.

Os problemas no setor elétrico, no entanto, não se resumem a isso. Soma-se a isso as taxas de cobrança abusiva. A bandeira vermelha para Rondônia é mais do que injusta. É imoral! Venho trabalhando junto à Aneel para reverter isso. Em agosto me reuni com o diretor-geral da agência, Romeu Donizete Rufino, para tratar da cobrança tarifária no estado.

Na época, a Aneel se comprometeu a elaborar um estudo técnico para elencar alternativas para o sistema atual, de forma que estados produtores não sejam tão prejudicados como hoje. Já me comprometi a trazer o assunto para o Congresso Nacional. O tema será discutido em comissão, onde irei cobrar dos órgãos responsáveis uma solução para o povo de Rondônia.

Por uma tarifa de energia mais justa e igualitária. É o que eu defendo!

Artigo: Apagões em Rondônia são inaceitáveis Reviewed by on . [caption id="attachment_2019" align="aligncenter" width="510"] Foto: Marcos Santos/USP Imagens[/caption] Por Marcos Rogério São inadmissíveis os constantes apag [caption id="attachment_2019" align="aligncenter" width="510"] Foto: Marcos Santos/USP Imagens[/caption] Por Marcos Rogério São inadmissíveis os constantes apag Rating: 0

Deixe um Comentário

PDT Nacional Ji-ParanáCamara dos DeputadosSenado FederalGoverno de Rondônia
voltar ao topo