quinta-feira , 23 novembro 2017

Home » Notícias » Marcos Rogério defende criação de nova Universidade Federal para Rondônia

Marcos Rogério defende criação de nova Universidade Federal para Rondônia

17 maio, 2014 - 1:02 Categoria: Notícias Deixe um comentário A+ / A-

IMG_9474O Deputado Federal Marcos Rogério (PDT/RO), participou na noite desta quinta-feira (15) da 2º audiência pública para discutir a criação de uma nova Universidade Federal para Rondônia, realizada no auditório da Câmara Municipal de Ji-Paraná.

O projeto de reestruturação universitária no Estado deu-se por iniciativa da comunidade acadêmica do Campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir), em Ji-Paraná. Segundo o comitê, a idéia surgiu da necessidade e carência de estrutura dos municípios do interior do Estado, ao acesso a cursos superiores. Os acadêmicos acreditam que somente a criação de uma nova Universidade será capaz de promover a formação humana, o desenvolvimento científico e a solução dos desafios atuais para uma região composta por 12 municípios, além de Ji-Paraná.

Para Marcos Rogério, que já atuou como relator em processo semelhante no estado do Pará, o projeto é estratégico para a região, pois irá atender uma demanda maior de alunos. “Estamos aqui discutindo o futuro de centenas de jovens que irão trazer o fortalecimento e desenvolvimento da economia na região central do estado, através da mão de obra qualificada. O caminho a ser seguido é o mesmo adotado pela UNIFESSPA do Pará, no qual tive a oportunidade de ser relator. O desmembramento é algo viável e que nos favorece nos trâmites exigidos pelo MEC. Este procedimento é uma realidade no Brasil, e Rondônia tem total capacidade de conseguir”.

Segundo a Vereadora Márcia Regina, há necessidade de uma oferta maior de cursos de graduação na região. “Com a implantação da UFRO, supriremos um déficit de cursos em Ji-Paraná e região, tomando como exemplo, outros Estados que contém diversas Universidades Federais em uma mesma região. Ji-Paraná conta hoje com 8 cursos de graduação quando na verdade deveria ofertar 16, segundo levantamento apresentado pelo comitê. Uma desproporcionalidade que deve ser reduzida”.

Representando o Prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires, a Secretária de Educação Leiva Custódio anunciou que o poder Executivo já disponibilizou um terreno para construção da Universidade, em local a ser definido. Participaram ainda da audiência os Vereadores Nilton Cézar Rios, Joaquim Teixeira, Vereadora de Ouro Preto Rosário Helena, representantes da ordem Demolay e lojas maçônicas, membros do comitê Pró-Universidade, o Presidente da CDL José Aparecido Gonçalves, representando a ACIJIP o empresário Everton Diniz e o Diretor da Unir Campus Ji-Paraná Arivelton Cosme da Silva.

 

 

Marcos Rogério defende criação de nova Universidade Federal para Rondônia Reviewed by on . O Deputado Federal Marcos Rogério (PDT/RO), participou na noite desta quinta-feira (15) da 2º audiência pública para discutir a criação de uma nova Universidade O Deputado Federal Marcos Rogério (PDT/RO), participou na noite desta quinta-feira (15) da 2º audiência pública para discutir a criação de uma nova Universidade Rating: 0

Deixe um Comentário

PDT Nacional Ji-ParanáCamara dos DeputadosSenado FederalGoverno de Rondônia
voltar ao topo